Com 89,58% de votos favoráveis, foi aprovada a proposta da Campanha Salarial 2023 pelos trabalhadores da TT Steel. A assembleia foi pela internet e ficou disponível 24 horas, entre os dias 26 e 27, para que todos os metalúrgicos pudessem participar da decisão.
Além de aumento real nos salários e 10% no vale-compras, ambos retroativos ao mês de setembro, a negociação do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), liderada pelo secretário-geral da entidade, Silvio Ferreira, garantiu o pagamento de um abono salarial no valor R$ 2.850,00. O complemento será depositado aos trabalhadores em novembro deste ano.
A proposta da Campanha Salarial foi negociada pelo SMetal diretamente com TT Steel, após as negociações entre a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) e as bancadas patronais não avançarem. A TT Steel está cadastrada no Grupo 3, que tem as cláusulas sociais garantidas até 31 de agosto de 2024 e, por isso, foi discutido somente as questões econômicas.
“É claro que o Sindicato preza pela renovação das Convenções Coletivas, mas essa morosidade nas negociações é de responsabilidade do sindicato patronal, não nossa. Por isso decidimos ir buscar acordos por fábrica e temos negociado sempre um algo a mais onde há possibilidade de avançar em outros benefícios”, conta Silvio Ferreira.
Na assembleia eletrônica, os trabalhadores aprovaram ainda o desconto da taxa negocial referente ao acordo de Campanha Salarial. A ferramenta utilizada pelo Sindicato para votação da proposta é criptografada, garantindo segurança, privacidade e auditabilidade.
O resultado da assembleia foi o seguinte: 43 (89,58%) votos a favor da proposta; 2 (4,17%) contrários e 3 (6,25%) pela abstenção. Dos 55 trabalhadores aptos a votar, 48 participaram da votação online, que representa um quórum de 87,27%.
Estão em Campanha Salarial cerca de 211 mil metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo, sendo aproximadamente 45 mil na base do SMetal Sorocaba. A TT Steel está localizada na nova zona industrial, trabalha com corte de chapas em aço carbono e corte de aços de alta tensão para a Toyota.