Busca
Assembleia Eletrônica

TT Steel: metalúrgicos aprovam aumento no salário, no vale-compras e abono

Além de aumento salarial e 10% no vale-compras, retroativos ao mês de setembro, o SMetal negociou um abono no valor de R$ 2.850; acordo foi aprovado por 89,58% dos votos

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A TT Steel está localizada na nova zona industrial, trabalha com corte de chapas em aço carbono e corte de aços de alta tensão para a Toyota.

Com 89,58% de votos favoráveis, foi aprovada a proposta da Campanha Salarial 2023 pelos trabalhadores da TT Steel. A assembleia foi pela internet e ficou disponível 24 horas, entre os dias 26 e 27, para que todos os metalúrgicos pudessem participar da decisão.

Além de aumento real nos salários e 10% no vale-compras, ambos retroativos ao mês de setembro, a negociação do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), liderada pelo secretário-geral da entidade, Silvio Ferreira, garantiu o pagamento de um abono salarial no valor R$ 2.850,00. O complemento será depositado aos trabalhadores em novembro deste ano.

A proposta da Campanha Salarial foi negociada pelo SMetal diretamente com TT Steel, após as negociações entre a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) e as bancadas patronais não avançarem. A TT Steel está cadastrada no Grupo 3, que tem as cláusulas sociais garantidas até 31 de agosto de 2024 e, por isso, foi discutido somente as questões econômicas.

“É claro que o Sindicato preza pela renovação das Convenções Coletivas, mas essa morosidade nas negociações é de responsabilidade do sindicato patronal, não nossa. Por isso decidimos ir buscar acordos por fábrica e temos negociado sempre um algo a mais onde há possibilidade de avançar em outros benefícios”, conta Silvio Ferreira.

Na assembleia eletrônica, os trabalhadores aprovaram ainda o desconto da taxa negocial referente ao acordo de Campanha Salarial. A ferramenta utilizada pelo Sindicato para votação da proposta é criptografada, garantindo segurança, privacidade e auditabilidade.

O resultado da assembleia foi o seguinte: 43 (89,58%) votos a favor da proposta; 2 (4,17%) contrários e 3 (6,25%) pela abstenção. Dos 55 trabalhadores aptos a votar, 48 participaram da votação online, que representa um quórum de 87,27%.

Estão em Campanha Salarial cerca de 211 mil metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo, sendo aproximadamente 45 mil na base do SMetal Sorocaba. A TT Steel está localizada na nova zona industrial, trabalha com corte de chapas em aço carbono e corte de aços de alta tensão para a Toyota.

tags
abono assembleia aumento compra reajuste salário SMETAL Sorocaba TT Steel vale
VEJA
TAMBÉM