A TT Steel, sistemista da Toyota, implantará o terceiro turno na empresa e faz contratações devido à expansão da produção da fábrica japonesa, em Sorocaba. A empresa tem cerca de 50 funcionários e deverá contratar mais 12.
Em negociação, a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) também conseguiu estender o adicional noturno para até o final da jornada.
“A legislação prevê o pagamento de adicional das 22h às 5h, mas como o horário será até às 6h18, conseguimos estender a remuneração do trabalho para até o final da jornada noturna”, explica o diretor do SMetal João de Moraes Farani. Ele ressalta que essa conquista é pauta de reivindicação da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM).
Periculosidade
Outra vitória para os trabalhadores é o adicional de periculosidade para os trabalhadores que operam a empilhadeira para a troca de cilindro de gás.
De acordo com Farani, o adicional será pago retroativo à data de contratação do metalúrgico nessa função.
Na sexta-feira, dia 28, os cerca de 50 trabalhadores da empresa participaram de assembleia realizada pela diretoria do SMetal e aprovaram esses pontos de negociação entre Sindicato e empresa.
A TT Steel faz cortes de chapas metálicas para os carros da fábrica japonesa Toyota em Sorocaba.