Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira, 5, os trabalhadores da Felj aprovaram por unanimidade um reajuste salarial de 6,5% e a renovação das cláusulas sociais em um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
O reajuste é retroativo a setembro de 2023, data-base da categoria, que será pago em duas parcelas e é maior que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ficou em 4,06%.
O dirigente do SMetal e responsável pelas negociações com a empresa, Marcelo José da Silva (Marcelinho), conta que no primeiro momento a empresa apontou que iria aguardar as negociações coletivas entre o grupo 2, que a representa, junto à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), mas acabaram negociando com o sindicato.
“Quando entenderam que não haveria nenhum avanço com o patronal, como nós já havíamos sinalizado para a fábrica, nos chamaram para discutir a campanha salarial”, destaca o dirigente.
Campanha Salarial 2023
Após cinco meses da data-base da categoria, os grupos patronais, que representam as empresas metalúrgicas nas negociações coletivas, não apresentaram propostas de reajuste que contemplassem a categoria para a Federação Estadual dos Metalúrgicos de São Paulo (FEM/CUT), no qual o sindicato é filiado. Diante desta situação, o SMetal está negociando individualmente com cada empresa.