Os trabalhadores em transporte suburbano na região de Sorocaba iniciarão greve na madrugada desta terça-feira, dia 16, por tempo indeterminado. Eles estão em campanha salarial e lutam por aumento salarial e reajuste nos benefícios econômicos iguais aos conquistados pelos trabalhadores do transporte urbano de Sorocaba, ou seja, aumento de 10,53% nos salários, tíquete-refeição de R$ 19,00 por dia, PLR de R$ 1.300,00, cesta de Natal e manutenção dos demais benefícios conquistados em campanhas salariais passadas.
Hoje (15) pela manhã, os trabalhadores realizaram um protesto nas seis empresas do transporte suburbano – Auto Ônibus São João, Rápido Luxo Campinas, Piracema, Piracicabana, Vila Élvio e Viação São Roque – com o objetivo de sensibilizar os empresários e mostrar que estavam organizados e preparados para a greve. O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região aguardou durante todo o dia um contato das empresas, o que não ocorreu. Apenas no início da noite, um representante de uma das seis empresas esteve no Sindicato, mas a negociação não avançou.
“Nós lamentamos a intransigência das empresas do transporte intermunicipal que sempre seguiram o reajuste fechado no urbano de Sorocaba, e reafirmamos que estamos abertos ao diálogo”, informa o vice-presidente do Sindicato, Francisco França.
Num primeiro momento, serão paralisadas as linhas intermunicipais operadas pelas empresas Auto Ônibus São João, Rápido Luxo Campinas e Piracema que ligam Sorocaba aos municípios de Votorantim, Salto de Pirapora, Pilar do Sul, Piedade, Porto Feliz e Boituva – essas de responsabilidade da Auto Ônibus São João -, Salto, Itu, Araçoiaba da Serra, Tatuí, São Roque, Alumínio e Mairinque – essas de responsabilidade da Rápido Luxo Campinas -, e Salto de Pirapora – de responsabilidade da empresa Piracema.
A data-base da categoria é 1º de maio e a paralisação atingirá aproximadamente 300 trabalhadores. O Sindicato manterá em circulação 30% da frota de ônibus em respeito à lei de greve em serviços essenciais.