Por direitos

Trabalhadores e SMetal pressionam e Honisul promete melhorias

Entre as reivindicações dos metalúrgicos da Honisul estão: uniformes, aumento no prazo para entrega de atestado médico e CIPA. SMetal enviou aviso de greve no dia 5; empresa afirma estar providenciado

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
O dirigente Alessandro Marcelo esteve no último dia 5, antes de protocolar o aviso de greve, conversando com os trabalhadores da Honisul

Após pressão dos trabalhadores e comunicado de greve protocolado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba no último dia 5, na empresa, uma representante da Honisul entrou em contato com o SMetal e informou que estão providenciando as melhorias reivindicadas.

Uma delas, os novos uniformes aos metalúrgicos, segundo a empresa, já haviam sido solicitados e pediram prazo de 30 dias.

Já sobre o curto prazo para entrega do atestado médico, a fábrica aumentou de um para cinco dias úteis, incluindo sábado até às 12h, para que os trabalhadores realizem o protocolo.

De acordo com o dirigente do SMetal, Alessandro Marcelo, a denúncia era de que a fábrica estaria inibindo e dificultando a apresentação de atestado médico por parte dos trabalhadores. “A maioria dos empregados residem na cidade de Salto de Pirapora e o atestado carece de validação em Sorocaba, por isso os trabalhadores estavam insatisfeitos com o curto prazo”, explica.

Outras reivindicações, como a CIPA, a Honisul informou que estaria tomando providências. A empresa fabrica aramados, tem cerca de 30 trabalhadores e fica no parque Campolim.

atestado campolim cipa direito greve honisul marcelo melhoria metal sindicato SMETAL Sorocaba uniforme