Busca
Campanha Salarial

Trabalhadores de três fábricas se mobilizam por reajustes

Nesta quarta-feira, dia 24, os trabalhadores das fábricas Dana, Tecno Pries e ZF Lemforder, instaladas em Sorocaba, participaram da mobilização para assegurar reajuste com aumento real de salários

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Primeira paralisação desta quarta-feira na Dana (foto) durou 30 minutos

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) continua realizando mobilizações em porta de fábrica para agilizar as negociações da campanha salarial. Nesta quarta-feira, dia 24, os trabalhadores das fábricas Dana, Tecno Pries e ZF Lemforder, instaladas em Sorocaba, participaram da mobilização para assegurar reajuste com aumento real de salários. A data-base da categoria está emperrada desde 1º de setembro.

Na Tecno Pries, a paralisação começou às 7h, com a presença de cerca de 200 funcionários do primeiro turno, e terminou às 7h30. Já na ZF Lemforder, a paralisação foi de uma hora (13h30 às 14h30), com a participação de 100 metalúrgicos do segundo turno.

Enquanto na Dana, houve duas paralisações: a primeira parou às 8h e voltou às 8h30, e contou com todos os metalúrgicos da fábrica, que são mais de 200; a segunda durou uma hora e meia (14h30 às 16h), com 100 funcionários do segundo turno na mobilização.

Nas empresas Dana e Tecno Pries, houve a participação do deputado Hamilton Pereira e do vereador Francisco França, ambos do PT, nas assembleias. Nas eleições deste ano, eles são, respectivamente, candidatos a deputado federal e deputado estadual.

Sem aumento real

A inflação dos últimos 12 meses foi de 6,35%, segundo o INPC/IBGE. A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) reivindica a reposição integral da inflação e mais aumento real. A proposta dos grupos patronais metalúrgicos até agora se limitou a 6,35%, mesmo índice da inflação.

Como ainda não houve acordo entre FEM e grupos patronais, os trabalhadores podem realizar paralisações por tempo indeterminado. A FEM já entregou comunicados de greve para todos os grupos patronais, tornando legais quaisquer interrupções de produção que venham a acontecer.

tags
Campanha Salarial Dana paralisação tecno pries ZF Lemforder
VEJA
TAMBÉM