Trabalhadores da multinacional ZF, instalada na zona industrial de Sorocaba, participaram na manhã desta sexta-feira, dia 17, de uma manifestação de 30 minutos em solidariedade a dois metalúrgicos lesionados (vítimas de doença ocupacional) recentemente demitidos pela empresa.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Ademilson Terto da Silva, que liderou o protesto, uma trabalhadora da ZF Sistemas e um trabalhador da ZF do Brasil, ambos comprovadamente lesionados por causa do trabalho, foram demitidos nos últimos dias.
Terto destaca que as demissões contrariam convenção coletiva firmada entre a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT e os sindicatos patronais do setor. Ainda segundo o presidente, o Sindicato vai procurar a direção da ZF para que ela reverta as demissões, caso contrário novos protestos poderão ocorrer.
“Esse protesto é para mostrar à empresa que os trabalhadores são solidários aos companheiros e repudiam as demissões. Isso é importante, pois, se não houver sensibilidade e mobilização, a empresa vai transformar a demissão de lesionados em uma cultura”, afirma o presidente.
O protesto foi realizado em frente ao portão de entrada das unidades ZF do Brasil e Sistemas. A multinacional possui ainda uma terceira fábrica na cidade, a ZF Lemforder.