Com 72,97% dos votos válidos, os trabalhadores da YKK, em Sorocaba, aprovaram a proposta de calendário de compensação de dias pontes de 2023. A assembleia para votação do acordo, que foi negociado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), aconteceu pela internet e ficou disponível entre os dias 20 e 21 de março.
Dos 293 trabalhadores aptos a votar, 222 participaram da assembleia eletrônica (quórum de 75,77%), sendo 162 (72,97%) votos favoráveis, 56 (25,23%) contrários e 4 (1,80%). A votação foi realizada a partir do sistema do SMetal desenvolvido por uma empresa de tecnologia especializada e faz uso de criptografia de ponta, o que garante maior segurança, privacidade e auditabilidade.
Com a aprovação do acordo, os metalúrgicos folgam nos feriados prolongados de Corpus Christi, Independência do Brasil e Carnaval de 2024 e compensam os dias pontes em datas especificadas durante o ano.
“O calendário é um acordo que beneficia os dois lados. Com diálogo, tentamos buscar a melhor forma possível de compensar as folgas sem prejudicar a produção da fábrica e, ao mesmo tempo, garantir momentos de descanso e lazer aos funcionários”, afirma Izídio de Brito, secretário de organização do SMetal e negociador da YKK.
A planta da YKK em Sorocaba tem cerca de 300 trabalhadores e fica na Zona Industrial. A empresa é a maior fabricante de zíperes do mundo.