Dando sequência às negociações por empresa na Campanha Salarial 2023, os trabalhadores da Vesuvius conquistaram um acordo de aumento real nos salários acima da inflação, que ficou em 4,06%, e o aumento de 25% no vale-compras.
Além do salário reajustado, os trabalhadores receberão já no próximo pagamento o retroativo referente a setembro, mês da data base da categoria. As cláusulas sociais dos trabalhadores também foram renovadas, garantindo direitos trabalhistas importantes, como adicional noturno, garantias e proteção às gestantes e mães e direitos para acidentados.
A fábrica é representada pelo Grupo 2, que não negociou com a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), a qual busca construir acordos coletivos há quase três meses.
Os trabalhadores também aprovaram o pagamento da taxa negocial, referente ao acordo. Segundo responsáveis do SMetal pela negociação, a taxa é fundamental para garantir que o Sindicato siga negociando e organizando as mobilizações da categoria.
Campanha Salarial 2023
Após quatro meses da entrega da pauta da Campanha Salarial deste ano para os Grupos Patronais e quase três meses da data base da categoria, as propostas apresentadas pelos Grupos Patronais não atingiram a reivindicação dos metalúrgicos.
Por isso, os 13 sindicatos filiados à FEM-CUT/SP têm buscado as empresas para negociações individuais, por aumento real e a renovação e melhorias das cláusulas sociais das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT).
Em Sorocaba, mais de 75% da categoria tem acordo coletivo negociado, com aumento real e o SMetal segue trabalhando até fechar as negociações para todos os metalúrgicos.