Os trabalhadores da Toyota, instalada na zona norte de Sorocaba, rejeitaram na tarde desta terça-feira, dia 4, proposta de Programa de Participação nos Resultados (PPR) apresentado pela montadora. “A proposta [da Toyota] ficou abaixo da expectativa dos trabalhadores. Tanto que na assembleia, 90% dos trabalhadores rejeitaram o valor oferecido”, afirma Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.
De acordo com Terto, para justificar o valor de PPR oferecido inicialmente, representantes da Toyota alegaram que o resultado das vendas do carro compacto Etios ficou abaixo da expectativa. O valor do PPR não é divulgado para não atrapalhar negociações semelhantes, ainda em andamento.
Uma nova reunião, entre Sindicato, membros da comissão interna de PPR e representantes da montadora já está agendada para esta quarta-feira, dia 5. “Vamos continuar com as negociações, com objetivo de conseguir uma nova proposta que atenda o desejo dos trabalhadores”, complementa Terto.
Esta é a primeira vez que a montadora japonesa instalada em Sorocaba negocia PPR com o Sindicato para os 1.500 trabalhadores, já que a produção do Etios começou em agosto do ano passado. Antes da inauguração oficial da montadora, os funcionários receberam gratificação.