Os trabalhadores da SEI Brasil, em Sorocaba, aprovaram nesta segunda-feira, dia 5, as metas, indicadores e o valor da segunda parcela do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2023. A implementação do PPR foi conquista dos trabalhadores, que realizaram uma greve que durou 14 dias, em abril deste ano.
Izídio de Brito, secretário de organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e responsável pelas negociações com a empresa, juntamente com o dirigente Ademilson Terto da Silva, lembra que foram realizadas diversas rodadas de negociação até chegar à proposta aprovada pelos trabalhadores, no dia 25 de abril.
Além do compromisso de implantar o Programa, com metas e indicadores a serem negociados entre a empresa, Sindicato e a Comissão de PPR, foi aprovado o pagamento de um valor referente à primeira parcela, que será depositado ainda em junho deste ano. A segunda parcela, atrelada às metas, será paga em junho de 2024.
“Com a aprovação dessa segunda etapa da negociação, inclusive com a eleição e participação da Comissão de PPR, que colaborou muito com as discussões, conseguimos chegar num consenso sobre o Programa de 2023. Mas a conquista foi além, graças à luta e unidade dos trabalhadores, o PPR está implantado para sempre e seguimos discutindo outras melhorias nas condições de trabalho”, enfatiza.
A negociação garantiu ainda estabilidade de emprego por dois meses e que a empresa arcasse com 50% das horas paradas durante a greve. A SEI Brasil, do grupo Sumitomo Electric, fica na Zona Industrial, em Sorocaba, tem 66 trabalhadores e fabrica cabos de fibras ópticas e fornece soluções para redes FTTx.
Relembre a luta
O Sindicato dos Metalúrgicos pautava a metalúrgica SEI cobrando a implantação do PPR desde 2019, sem avanços. Em 2021, inclusive, ela chegou a comunicar à entidade que iria construir um PPR baseado nas metas e indicadores de outras empresas do mesmo segmento, mas voltou atrás, prejudicando os trabalhadores.
Cansados dessa situação, os metalúrgicos decidiram entrar em greve na terça-feira, dia 11 de abril. Após diversas rodadas de negociação, pressão dos trabalhadores e empenho do Sindicato, na segunda-feira, 24, a empresa chegou à proposta, que foi aprovada pelos funcionários da SEI em assembleia realizada no dia 25.