Os trabalhadores da Revo reprovaram uma proposta de banco de horas, em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira, 1º. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) agendou uma reunião com a empresa para apresentar uma pauta de reivindicações dos metalúrgicos, na próxima semana.
A empresa havia proposto um acordo para que os trabalhadores trabalhassem todos os sábados, devido à sazonalidade da produção, compensando as horas a mais trabalhadas em banco de horas. Porém, os trabalhadores reprovaram este formato, reivindicando que os sábados trabalhados sejam intercalados, para que possam garantir dias de descanso semanal.
O responsável pela negociação com a Revo, e vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), explica que o Sindicato deve voltar à mesa de negociação com a fábrica para apresentar a demanda da categoria.
“A empresa sinalizou que no segundo semestre as condições devem melhorar, mas adiantamos que representamos a vontade do trabalhador e, através do diálogo, queremos chegar em uma solução que não prejudique ninguém”, ressalta.
Mobilização
Em outubro de 2023, metalúrgicos da Revo entraram em greve após atrasos no depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e corte do convênio médico. Após dois dias de produção parada, os trabalhadores da empresa aprovaram uma proposta que atendeu às reivindicações.
“Mobilizações como esta demonstram que a união da categoria pode garantir direitos e que iremos prezar pela conversa, mas na hora de defender o trabalhador, iremos utilizar os mecanismos que forem necessários”, ressalta Verdinho.