Os trabalhadores e trabalhadoras da Purem aprovaram, nesta quarta-feira, 15, três pautas em assembleia realizada na empresa. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), colocou para renovação o banco de horas, que estava vigente desde o ano passado, e também aprovou a implementação de acordo de jornada 2×2 e proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) deste ano.
O Programa de Participação nos Resultados teve uma valorização de 13% se comparado ao que foi pago na última negociação. O benefício será acertado em duas parcelas, uma em setembro de 2023 e a outra no próximo ano, mediante metas e indicadores estipulados pela Purem. “Nossas negociações econômicas sempre são feitas pensado em avançar. Seja na Campanha Salarial ou nos diálogos de PPR, buscamos a valorização da nossa categoria”, comenta Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), vice-presidente do SMetal.
A construção do acordo 2×2 foi realizada por conta de demandas de produção da empresa. De acordo com Verdinho, algumas exigências – chamadas de “contrapartida” – foram colocadas para que o melhor acordo para a categoria fosse construído.
Entre as solicitações, o Sindicato apontou que as datas comemorativas, como Dia dos Pais e Dia das Mães, precisariam ser poupadas pensando em preservar a interação entre os trabalhadores e suas famílias e filhos nessas datas. Os feriados religiosos, que são importantes para praticantes dos mais variados credos e crenças, seguem o mesmo princípio. Uma hora de almoço ou jantar (a depender do turno do trabalhador), além de intervalos menores, também estarão no pacote.
O acordo negociado pelo SMetal também entra na pauta de ampliação de emprego e renda na região. “Conversando com os representantes da Purem, nos foi informado que este acordo irá influenciar na abertura de postos de trabalho na fábrica. Serão aproximadamente 70 contratações que podem fazer a diferença na vida de pais e mães de família desempregados em Sorocaba e região”, finaliza o vice-presidente.