Os trabalhadores da Moxba em Araçariguama conquistaram um acordo de Programa de Participação nos Resultados (PPR), referente a 2024, em assembleia eletrônica finalizada nesta sexta-feira, 20.
Dos 216 trabalhadores aptos para votar, 170 (78,70%) participaram da assembleia. Desses, 152 (89,41%) foram a favor da proposta, 15 (8,82%) foram contra e 3 (1,76%) se abstiveram.
O benefício deve ser pago em fevereiro de 2025 e está atrelado ao atingimento de metas estabelecidas no acordo.
O dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e responsável pelas negociações com a fábrica, Wagner Bueno (Sorveteiro), ressalta que um sindicato forte e atuante é fundamental para garantir benefícios como este.
“O PPR é um benefício muito importante para que o trabalhador garanta a participação dos resultados do seu próprio trabalho, porém ele não é garantido por lei e, para negociar, é muito importante que os trabalhadores fortaleçam o Sindicato”, afirma o dirigente. Confira aqui como se associar ao SMetal.
A Moxba fabrica liga para metais e tem cerca de 200 trabalhadores.
Leia mais: Saiba se você paga Imposto de Renda sobre o PPR
Assembleia eletrônica
A proposta foi aprovada por meio de assembleia eletrônica, realizada no site da entidade, que aconteceu entre a quinta-feira, 19, e esta sexta-feira 20.
A ferramenta utilizada pelo SMetal para votação da proposta foi criada por uma empresa especializada em tecnologia, a F3 WEB Soluções. Ela é criptografada, garantindo maior segurança, privacidade e auditabilidade. A escolha do trabalhador é totalmente sigilosa.