Benefício

Trabalhadores da Metalac conquistam acordo de PPR

O benefício deve ser pago em duas parcelas: a primeira ainda neste mês de agosto e a segunda em dezembro. Além disso, os trabalhadores receberão um bônus extra

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A Metalac fica localizada no Jardim São Camilo, na Zona Norte de Sorocaba, fabrica parafusos e tem cerca de 319 trabalhadores.

Os trabalhadores da Metalac conquistaram um acordo de Programa de Participação nos Resultados (PPR), referente a 2024 e 2025. A proposta foi votada em assembleia realizada em todos os turnos, na quarta-feira, 6.

Se considerados valores negociados para 2024 e 2025, o benefício pode chegar a 30% de reajuste.

O benefício deve ser pago em duas parcelas: a primeira ainda neste mês de agosto, com o pagamento de 59,21% do total do benefício e a segunda em dezembro, o que representa um adiantamento, pois geralmente o PPR esta parcela é paga em março. Além disso, os trabalhadores receberão um bônus extra.

Uma comissão composta por trabalhadores participou das negociações. O diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Antônio Welber Filho (Bizu), agradece a participação de Ana Paula, Tinelo e Edson.

“Foi um grande avanço. Conseguimos garantir um benefício que é inclusive maior que a média conquistada pela categoria na região, porque nosso objetivo é, a longo prazo, equalizar o variável na fábrica”, conta o diretor.

Até o dia 5 de junho, o responsável pela negociação foi o secretário de organização do SMetal, Izídio de Brito, que agora está licenciado para concorrer às eleições municipais deste ano.

Campanha Salarial 2024

Outro assunto tratado durante a assembleia foi a Campanha Salarial 2024. A menos de um mês da data-base da categoria metalúrgica, em 1º de setembro, a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) já realizou cerca de 20 reuniões de negociação com os grupos patronais.

Com o slogan “Unidade e luta: vamos conquistar a nossa parte!”, os eixos definidos para a Campanha Salarial deste ano são: valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos salariais, redução de jornada sem redução de salário e redução dos juros.

Entre agosto de 2023 e junho deste ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulou em 3,58%. A reivindicação da categoria é que os salários sejam reajustados acima do acumulado até agosto deste ano.

“Além do reajuste, a Campanha Salarial também tem como objetivo renovar cláusulas sociais que são fundamentais para ampliar os direitos dos metalúrgicos, por isso a mobilização é fundamental neste momento”, afirma Bizu.

Confira a galeria de fotos

Metalúrgicos da Metalac conquistam acordo de PPR
Foguinho/Imprensa SMetal