Os trabalhadores horistas operadores (TMs), líderes (TLs) e encarregados (GLs) da Kanjiko votam (acesse aqui), a partir das 16h desta quarta-feira, dia 19, sobre proposta de um banco de dias, conhecido como “banquinho”. A assembleia será eletrônica para evitar aglomeração e termina na quinta-feira, dia 20, também às 16h.
A proposta, que foi negociada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e pelos membros do Comitê Sindical da Kanjiko, segue o acordo aprovado recentemente na montadora Toyota. Ele é negociado para uso em situações emergenciais, como falta de peças, problemas com fornecedores, greve dos caminhoneiros, entre outras.
Para votar, os 416 trabalhadores abrangidos pela proposta – apenas horistas operadores, líderes e encarregados – devem entrar no link da assembleia eletrônica e preencher o número da matrícula na empresa (RE) e a data de nascimento. O resultado será divulgado após o término da votação (confira o edital).
A assembleia é realizada a partir da ferramenta desenvolvida pelo SMetal, em parceria com a Pandora Soluções, para proteger a saúde do trabalhador da categoria. Ela foi criada em abril de 2020, com o objetivo de evitar aglomerações, mantendo o caráter democrático e transparente das assembleias presenciais. O voto é sigiloso, a empresa nem o Sindicato têm acesso à escolha do trabalhador.
A Kanjiko tem cerca de 530 trabalhadores, é fornecedora da montadora Toyota e fica na nova zona industrial de Sorocaba