Com 77,56% (356) dos votos favoráveis e 20,92% (96) contrários, os trabalhadores da Kanjiko aprovaram o acordo do Programa de Participação nos Resultado (PPR) de 2021, negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), o Comitê Sindical da Empresa (CSE) e a Comissão de PPR da fábrica. Sete pessoas optaram pela abstenção, representando 1,53%.
A assembleia para deliberação da proposta foi realizada de forma remota, pelo site do SMetal, e contou com a participação de 459 (86,93%) dos 528 trabalhadores da fábrica.
O dirigente sindical e coordenador do CSE da Kanjiko, Anderson Teixeira dos Anjos, conhecido como Pretão, conta que, durante a negociação, o Sindicato conseguiu garantir algumas melhorias no acordo. “Além de melhorar as faixas intermediárias das metas, os trabalhadores da fábrica terão crescimento no valor do PPR em comparação ao ano passado”, comemora.
A primeira parcela será paga em abril deste ano e a segunda, atrelada às metas individuais e coletivas, em janeiro de 2022. Os valores e indicadores da proposta não são divulgados para não influenciar outras negociações em andamento na categoria.
A Kanjiko tem cerca de 530 trabalhadores, é fornecedora da montadora Toyota e fica na nova zona industrial de Sorocaba.
Votação segura
Preocupada com a saúde e a segurança dos trabalhadores da categoria, em abril do ano passado, a diretoria do SMetal decidiu realizar assembleias à distância, para evitar os riscos de contaminação pela Covid-19 e garantir a ampla participação dos metalúrgicos nas tomadas de decisões.
Até o momento, foram realizadas mais de 150 votações eletrônicas, que são totalmente seguras e sigilosas.