Enfrentamento à covid-19

Trabalhadores da Jurid aprovam acordo de flexibilização das férias

O SMetal tem negociado medidas para manter os metalúrgicos seguros em casa, com emprego e renda; acordo de flexibilização das férias coletivas e individuais foi aprovado com 98,7% dos votos válidos

Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
A Jurid do Brasil fica no bairro Aparecida, em Sorocaba, e fabrica peças e acessórios para veículos automotores

Com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a Jurid do Brasil negociaram um acordo de flexibilização das férias coletivas e individuais, que foi aprovado pelos trabalhadores da fábrica, em assembleia eletrônica.

A votação, que teve início às 16h desta segunda-feira, 29, e terminou na terça, dia 30, também às 16h, contou com a participação de 77 (93,90%) dos 82 funcionários da fábrica. A proposta teve 76 (98,7%) votos a favor e apenas 1 (1,3%) contrário.

Leandro Soares, presidente do SMetal, lembra que a ação faz parte da diretriz do Sindicato em defesa da vida dos trabalhadores da categoria em meio à gravidade da pandemia no país. “Desde o ano passado, quando a pandemia explodiu no Brasil, o SMetal vem defendendo o direito ao emprego e renda do trabalhador, mas também à saúde. Agora, quando vivemos a pior fase da doença, não seria diferente. Defendemos que apenas o lockdown e a vacinação em massa podem ajudar a salvar vidas”, conta.

No acordo, o vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), explica que a empresa e o Sindicato definem critérios para adoção de medidas de flexibilização de férias coletivas e individuais durante o período de calamidade pública no país e no mundo.

“A nossa prioridade agora é a vida dos trabalhadores e de seus familiares. A empresa acatou a nossa pauta e os trabalhadores entenderam a importância da medida, que foi aprovada pela grande maioria. A ferramenta pode ser aplicada imediatamente”, explica Verdinho.

Situação da pandemia em Sorocaba

O crescimento no número de casos e mortes pela doença que vem ocorrendo nas últimas semanas, comprovam a necessidade da paralisação imediata da produção em Sorocaba e região, defendida pela diretoria do SMetal.

Conforme divulgado pela Prefeitura de Sorocaba, até a tarde desta segunda-feira, dia 29, foram confirmadas 1064 mortes pela doença na cidade, além de altos índices de ocupação dos leitos nos hospitais.

assembleia coletiva eletrônica Férias flexibilização individual jurid lockdown sindicato SMETAL Sorocaba