Os trabalhadores da JCB do Brasil aprovaram por unanimidade o acordo para o calendário de dias-pontes 2022 negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), em assembleia realizada nesta quinta-feira, 12.
A proposta aprovada os trabalhadores terão que compensar três dias e, com isso, cada dia compensado vai garantir quatro dias seguidos de folga em feriados.
O presidente do SMetal, Leandro Soares, participou da assembleia e destacou a Campanha Salarial 2022. “Neste mês de abril, fechamos com a pior inflação dos últimos 30 anos. A cesta básica custa R$ 1.089 reais, com 34 itens, um absurdo! Se o salário mínimo é R$ 1.212 reais, como se sobrevive? Essa Campanha Salarial não será fácil, por isso é necessário a unidade da categoria para que consigamos manter nossos empregos, nossos direitos e termos mais uma campanha salarial vitoriosa”.
Histórico de conquistas
Na JCB, os trabalhadores já têm o Programa de Participação nos Resultados aprovado para 2022. O acordo negociado pelo SMetal abrangeu dois anos – 2021 e este ano, garantindo um aumento de 30% no valor.
Trabalhadores temporários, aprendizes e estagiários também estão abrangidos no acordo, e recebem o valor do Programa de forma proporcional. A conquista é fruto da negociação do Sindicato, que discutiu com a empresa as formas de contratações e garante que todos os trabalhadores da JCB tenham os mesmos benefícios.
Além disso, a direção do SMetal discute mais dois pontos de pauta importantes com a empresa, buscando melhorias para os trabalhadores.