Em assembleia realizada na tarde da quinta-feira, 16, os trabalhadores da JCB do Brasil aprovaram por unanimidade uma proposta de reajuste salarial e abono, sem teto, negociadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), que somam 6,14% de aumento nos salários.
Por conta da resistência dos sindicatos que representam os grupos patronais em fecharem acordos coletivos para a Campanha Salarial de 2023, a política do SMetal tem sido de negociar fábrica por fábrica, individualmente, para garantir que os companheiros recebam o aumento em seus salários.
Na JCB os metalúrgicos terão aumento real, além da renovação das cláusulas sociais previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que ampliam direitos trabalhaistas previstos na Consolidação de Leis do Trabalho (CLT). Além disso, os metalúrgicos também aprovaram aprovado o desconto da taxa negocial referente ao acordo de Campanha Salarial.
Vale ressaltar que, de setembro de 2022 até setembro de 2023, a categoria metalúrgica do estado de São Paulo teve perdas de 4,06% com a inflação – medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
O SMetal recorda que os trabalhadores que ainda não possuem acordos para reajuste devem denunciar aos dirigentes pelo telefone (15) 3334-5400, por meio do WhatsApp (15) 99714-9534 ou Portal SMetal, no campo ‘Denuncie’.