Em assembleias realizadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), na manhã desta terça-feira, 14, os trabalhadores das empresas IFFA e Fratelli aprovaram reajuste salarial de 6,14%.
Além disso, as cláusulas sociais da categoria foram renovadas nas duas fábricas, garantindo direitos sociais, como estabilidade para lesionados até a aposentadoria, por exemplo.
O dirigente do SMetal, Wagner Bueno (Sorveteiro), destaca que o sindicato tem negociado diversos benefícios para os trabalhadores dessas fábricas. Por exemplo, na IFFA, os metalúrgicos conquistaram neste ano o reajuste do Programa de Participação nos Resultados (PPR) e o vale-alimentação.
“Sobre a campanha salarial, eu considero que a renovação das cláusulas sociais é muito importante. É o SMetal fazendo a diferença na vida do trabalhador”, destaca o dirigente.
Campanha Salarial 2023
Nas negociações coletivas, a IFFA é representada pelo Grupo 8 e a Fratelli pelo Grupo 2. Ambos grupos não apresentaram propostas de acordo que contemplasse as demandas da categoria, que apresentou a proposta de aumento de 2%, além da reposição da inflação, que ficou em 4,06%, totalizando 6,14%.
Devido à morosidade dos grupos patronais nas negociações com a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), o SMetal está buscando as empresas para negociar individualmente, como é o caso das fábricas citadas acima, alcançando quase 200 acordos na região de Sorocaba.