Com 96,43% dos votos favoráveis, os trabalhadores da Hiter Controls aprovaram o acordo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2021, negociado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a Comissão de PPR eleita na fábrica. A votação aconteceu pela internet, em assembleia eletrônica que ficou disponível entre os dias 26 e 27 de maio.
Dos 56 trabalhadores votantes (quórum de 62,22%), 54 foram favoráveis à proposta e apenas dois (3,57%) foram contrários. Todos os 90 metalúrgicos abrangidos no acordo tinham direito a voto.
Segundo o dirigente sindical Alessandro Marcelo, neste ano, a entidade deu prioridade em negociar melhorias nas metas do Programa. “Esse era um tema que a empresa não aceitava negociar de jeito nenhum, mas depois de muita insistência, além garantir um aumento no valor total em comparação ao ano passado, conseguimos aprovar metas mais atingíveis, conforme a realidade dos trabalhadores da fábrica”, conta.
O pagamento do PPR na Hiter é realizado em parcela única, em janeiro de 2022. Os valores e indicadores da proposta não são divulgados para não influenciar outras negociações em andamento na categoria, nem expor o trabalhador.
A assembleia para aprovação da proposta foi realizada pela internet para evitar aglomerações e proteger os trabalhadores de uma possível contaminação pela Covid-19. O sistema foi desenvolvido pelo SMetal e a Pandora Soluções e é criptografado, auditável e seguro, assim, os trabalhadores podem exercer o direito ao voto de forma sigilosa.
A Hiter Controls fica no Éden e produz válvulas para empresas de petróleo e gás.