Os trabalhadores da Heller aprovaram o acordo para o calendário de folgas 2023 (dias pontes) e também do banco de horas. As propostas foram negociadas pela direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e foram votadas em assembleia realizada na tarde desta terça-feira, 17.
De acordo com o diretor executivo do SMetal, Antônio Welber Filho (Bizu), responsável pela negociação com a empresa, o calendário de folgas é importante para os trabalhadores possam organizar com antecedência os momentos de descanso e lazer.
“Esse ano temos bastante datas de feriado que serão prolongadas e é fundamental que os trabalhadores possam usufruir com a família e com os amigos, isso também faz parte dos direitos trabalhistas. Ao mesmo tempo, garantimos que a produção da empresa não seja prejudica. Ou seja, o acordo é benéfico para ambas as partes”, explica Bizu.
Banco de horas
O acordo de banco de horas aprovado pelos trabalhadores tem início com 16 horas positivas e cada hora trabalhada a mais conta como uma hora e meia de compensação. Além disso, as compensação não podem passar de duas horas por dia.
“A direção do SMetal sempre busca entender as necessidades da empresa e ajustar de modo que os direitos dos metalúrgicos sejam respeitados. Nosso compromisso com a economia e com os direitos precisam sempre andar alinhados”.