Paralisação

Trabalhadores da Gerdau de Pinda protestam contra demissões

Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba/Guilherme Moura
Guilherme Moura/CNM-CUT

Trabalhadores paralisados alegam que empresa tem colocado estagiários em funções de risco

Os trabalhadores da Gerdau fizeram uma paralisação nessa quinta-feira, dia 5, em protesto contra demissões que semanalmente têm ocorrido na empresa. O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba calcula que em cerca de um ano, a empresa tenha reduzido seu quadro em cerca de 300 funcionários.

“Várias vezes cobramos que o RH abra negociação, aos menos discuta sobre férias coletivas, lay-off, redução de jornada, mas a Gerdau de Pinda prefere demitir. Manda embora um pouquinho em cada semana pra disfarçar, piorou nesse começo de ano e quem tem sofrido com isso são os trabalhadores, aqueles que perdem seus empregos e aqueles que ficam com trabalho dobrado”, disse André Oliveira – Andrezão, coordenador do comitê sindical de base.

Segundo a entidade, além do acúmulo de funções, está ocorrendo a troca de operadores experientes por estagiários, principalmente nos acabamentos da Laminação 1 e 2. “A empresa sempre busca alguém que faça o mesmo serviço por um salário menor e agora chegaram ao cúmulo de colocar estagiário com posto fixo, operando equipamento sozinho, correndo risco de acidente. Sem contar que o estagiário não tem as mesmas garantias. A empresa não consegue nem emitir a CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho)”, disse Herivelto Moraes – Vela, secretário geral do sindicato.

O movimento também protestou contra a suspensão do atendimento do convênio médico do Bradesco Saúde na Santa Casa de Misericórdia de Pinda, que já passou de um mês.

André Oliveira Bradesco Saúde CAT gerdau Herivelto Moraes lay-off paralisação pindamonhangaba sindicato dos metalúrgicos