Busca
Conquista

Trabalhadores da Edscha aprovam acordo da Campanha Salarial 2023

Acordo foi negociado pelo CSE da Edscha e garante aumento real nos salários, valorização de 28,2% no vale-alimentação, retroativos a setembro, além de 9,1% de reajuste no vale-natal

Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Proposta de aumento real nos salarios e nos benefícios foi aprovada por unanimidade na Edscha, em assembleia realizada nesta quinta-feira, dia 9

Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, dia 9, os trabalhadores da Edscha aprovaram, por unanimidade, o acordo da Campanha Salarial 2023, com a garantia do aumento real nos salários retroativos a setembro. A proposta foi negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e prevê ainda valorização de 28,2% no vale-alimentação, também retroativo à data-base, e 9,1% no vale-natal.

Na Campanha Salarial, a Edscha está cadastrada no Grupo 3, que tem as cláusulas sociais garantidas até 31 de agosto de 2024, portanto, foram negociadas diretamente com a empresa somente as cláusulas econômicas. Participaram das discussões o secretário-geral no SMetal, Silvio Ferreira, e os membros do Comitê Sindical da Empresa (CSE), Douglas Nunes da Silva (Zóio) e Newton Alberto Fernandes Pereira (Mineiro).

Na assembleia, os dirigentes explicaram que a decisão de discutir acordos individuais foi tomada devido à morosidade e descaso das bancadas patronais, que se recusam apresentar propostas que atendam às reivindicações dos trabalhadores.

“Foi uma negociação muito difícil com a Edscha. Com a inflação baixa e o posicionamento do patronal, nos empenhamos muito e conseguimos garantir o aumento real nos salários e também um bom crescimento no VR, mostrando mais uma vez a força dos metalúrgicos”, destacou Mineiro, coordenador do CSE da fábrica.

Durante a assembleia, foi aprovado também o desconto da taxa negocial. Estão em Campanha Salarial cerca de 211 mil metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo, sendo aproximadamente 45 mil na base do SMetal Sorocaba. A Edscha fica no Éden, em Sorocaba, tem cerca de 400 trabalhadores e fabrica peças e acessórios para veículos automotivos.

tags
assembleia aumento campanha edscha mineiro negociação reajuste salarial sindicato SMETAL vale-alimentação
VEJA
TAMBÉM