Uma proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2022-2023 foi aprovada pelos trabalhadores da Dynapac. O acordo, negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), representa crescimento de 12% se comparado ao que foi pago no último ano em que o programa foi negociado.
Além dos representantes do SMetal, a negociação também contou com a participação de dois funcionários eleitos para compor a Comissão de PPR. De acordo com Francisco Lucrécio Junior Saldanha, diretor executivo responsável pela tratativa com a empresa, o crescimento econômico da proposta veio acompanhado de melhorias significativas em metas e indicadores que precisam ser alcançados pelos metalúrgicos.
“Para que pudéssemos avançar nos valores do programa, tivemos que lutar pela melhoria em algumas metas. Na mesa de negociação, comunicamos à empresa que esse fator precisaria ser ajustado e, na busca do melhor acordo, também não aceitaríamos metas inatingíveis”, comenta Saldanha sobre o processo de reuniões do PPR 2022-2023.
Após a adequação dos critérios, a proposta teve um salto financeiro significativo, que foi construído pela mobilização dos representantes sindicais e da Comissão de PPR. Após a aprovação, os metalúrgicos receberão o benefício em parcela única no final do mês de fevereiro de 2023.
Izídio de Brito, secretário de organização da entidade, também esteve presente no encontro desta manhã. Ele aproveitou para conversar com os funcionários da Dynapac sobre a importância da associação sindical. “Quando nos opomos àqueles que lutam pelos nossos direitos, estamos fortalecendo os poderosos que acham que os trabalhadores não merecem direitos trabalhistas, uma grade salarial justa e outras garantias”, comentou.
Atualmente, a Dynapac tem cerca de 110 trabalhadores e fica localizada no bairro Iporanga. A empresa produz pavimentadoras, alimentadores móveis, rolos e plainas.