Na quinta-feira, 17, os trabalhadores das empresas Robert Bosch e ZF Automotive aprovaram uma proposta de calendário de dias-pontes negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
Neste ano, há diversos feriados em que o trabalhador poderá “emendar” o dia-ponte, que se trata da data entre um feriado e o final de semana. Aprovaram a proposta, em assembleia, os trabalhadores que trabalham nas jornadas 5×2 (administrativo) e 6×1.
Em março, os dias 29, 30 e 31 são considerados dias-pontes; já em maio essa modalidade se configura de 30 até 02/06; entre 06 e 08 de julho também; em agosto, entre os dias 16 e 18 de agosto também serão considerados pontes e, por fim, novembro conta como ponte 15 a 17.
Para o SMetal, organizar essas negociações faz parte de um processo que permite que os trabalhadores possam preparar suas folgas e, desta forma, antecipar os momentos que terão para descansar. “Nosso Sindicato não se preocupa somente com as negociações econômicas, construir calendários que permitam que os metalúrgicos se organizem também faz parte das pautas que defendemos”, afirma Wagner Bueno, dirigente sindical e membro do Comitê Sindical de Empresa (CSE) da Bosch.
Outras pautas
Leandro Soares, que é presidente do SMetal e membro do CSE da ZF Automotive, aproveitou a assembleia para falar aos trabalhadores sobre algumas pautas específicas. Soares ressaltou que, até o momento, a gestão atual (2021-2025) cumpriu boa parte das propostas de campanha e, neste ano, a prioridade é continuar na luta por direitos e benefícios para os trabalhadores.
“Em 2023 tivemos um ano desafiador e, nesta primeira assembleia que realizamos aqui nas duas empresas, vale ressaltar que superar essas adversidades só foi possível com o trabalho árduo do SMetal e o apoio dos companheiros”, disse.