Os trabalhadores da Bandai, em Sorocaba, aprovaram o calendário de dias pontes para 2023. O acordo foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a assembleia foi realizada na manhã desta sexta-feira, 9.
De acordo com o dirigente Wagner Bueno, responsável pela negociação com a empresa, o acordo de calendário é fundamental para organizar as folgas dos trabalhadores.
“O próximo ano vai ser marcado por diversos feriados prolongados e, com o acordo, todos podem planejar com antecedência o que farão com o tempo livre. O descanso e o lazer junto dos amigos e familiares são direitos dos trabalhadores e o Sindicato trabalha para garantir que isso ocorra da melhor maneira possível”.
Durante a assembleia, Wagner também abordou sobre o assédio moral, esclarecendo quais ações podem ser enquadradas e como os trabalhadores podem denunciar para o Sindicato.
Wagner também explicou que, através da cobrança do SMetal, 23 funcionárias temporárias vão receber o Programa de Participação nos Resultados (PPR 2023) proporcional ao tempo que trabalharam.
“O PPR dessas trabalhadoras não havia sido pago corretamente e buscamos junto a empresa que essa situação fosse regularizada. Agora, elas terão esse direito pago este mês”.
A Bandai fica no Jardim Metropolitano, em Sorocaba, e tem mais de 80 funcionários, em sua maioria, mulheres.
Campanha Natal sem Fome
A Campanha Natal sem Fome – Alimentando a Esperança também foi abordada com os trabalhadores. Wagner destacou que a ação é realizada pelo SMetal desde 1994 e que já ajudou milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Mais uma vez estamos pedindo a colaboração de todos para que muitas famílias tenham um natal mais feliz, colocando um prato de comida na mesa. Com muito pouco podemos fazer a diferença na vida dessas pessoas”.
Para doar para a Campanha Natal sem Fome, basta doar um quilo de alimento (confira os pontos de arrecadação aqui) ou em dinheiro, através do PIX bancodealimentos.sorocaba@gmail.