Mesmo diante de um cenário desfavorável, de perda de contratos, os trabalhadores da Aluzinco, empresa do ramo de fundição de metais que fica em Araçariguama, conquistaram aumento no Programa de Participação nos Resultados (PPR) 2023, negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A assembleia para aprovação da proposta aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 7, em frente à fábrica.
No decorrer da assembleia, o dirigente sindical Wagner Bueno (Sorveteiro), responsável pelas negociações com as empresas de Araça, informou aos metalúrgicos sobre o processo de negociação. “Tivemos uma grande dificuldade em mesa para conseguir chegar num consenso referente ao valor. Devido a perda de contratos, a empresa teve que reduzir o seu quadro de funcionários e isso foi um impasse nas discussões”, contou.
Segundo ele, foi um debate bastante intenso, porém, após várias rodadas de negociação, foi possível chegar a uma proposta de crescimento de 5% em relação ao ano passado e metas atingíveis aos trabalhadores. O acordo foi aprovado por unanimidade.
“Essa conquista se deu graças ao apoio dos metalúrgicos e também do empenho e responsabilidade por parte do nosso Sindicato. Além de um crescimento significativo diante desse difícil cenário, a proposta contempla todos os trabalhadores, o que é um compromisso do SMetal”, destacou.
O pagamento será feito em duas parcelas. A antecipação, que representa 50% do valor negociado, será pago em outubro e a segunda parcela, em fevereiro de 2024. Os valores e indicadores dos acordos de PPR não são divulgados pelo SMetal para não influenciar negociações em andamento, nem expor os metalúrgicos.
Prevenção de acidentes
Na assembleia, Wagner Bueno reforçou ainda a importância de as empresas seguirem as normas de segurança e saúde para evitar acidentes. Ele recordou sobre o acidente fatal que levou a vida de um metalúrgico no Grupo Metalvic, em São Roque.
Segundo ele, o Sindicato está estreitando laços com o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) para fortalecer a atuação da entidade na região de Araçariguama. “É uma importante parceira que tem como principal objetivo prevenir acidentes e cobrar das empresas medidas que efetivamente protejam a saúde e a vida dos trabalhadores da região”, disse.
A Aluzinco é do ramo de fundição de metais e fica no Distrito Industrial de Araçariguama, — uma das 14 cidades que compõem a base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.