Na última quarta-feira, 20, um jovem metalúrgico sofreu um acidente de trabalho na Neo Steel, em Araçariguama. De acordo com informações levantadas pelos dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), ele estava atuando na empresa há apenas 30 dias.
O metalúrgico prendeu a mão direita em uma prensa de molde de ferramentas e foi levado ao hospital. Agora, passará por cirurgia no membro e, segundo o pai da vítima, a equipe médica descartou a necessidade de amputação, mas alertou que, provavelmente, mais de um procedimento cirúrgico deverá ser realizado para reparar a mão do rapaz. A família também reforça que a Neo Steel tem prestado o suporte necessário para atender às necessidades médicas neste momento.
O SMetal, no entanto, acompanha o caso de perto uma vez que a empresa ainda não realizou a aberta da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), alegando estar esperando informações da unidade médica em que o trabalhador está internado. O setor de segurança do trabalho do Sindicato já indicou que, nesses casos, cabe aos representantes da própria empresa buscar coletar essas informações.
Wagner Bueno (Sorveteiro), que é o dirigente sindical responsável pelas negociações com essa metalúrgica, comenta que o SMetal está aguardando uma cópia do CAT. “Estamos acompanhando o caso deste companheiro de perto, torcendo por sua recuperação breve e, também, defendendo as ferramentas de proteção. Vale ressaltar que, juridicamente, a empresa está obrigada a enviar cópia da CAT ao Sindicato, conforme determina a IN77/20152, do INSS”, comenta.
O dirigente comunica, ainda, que uma assembleia informativa, para esclarecimento e cobrança da CAT, está agendada para a manhã da próxima sexta-feira, 23, em frente à Neo Steel.