No último dia 15 o ajudante Willian da Silva Padilha Rodrigues, funcionário da New Safes, em Sorocaba, perdeu parte de dois dedos ao ter a mão direita esmagada por uma dobradeira. A diretoria do Sindicato cobra informações da empresa sobre as circunstâncias do acidente e se coloca a disposição do funcionário.
O acidente de Rodrigues serve de alerta aos trabalhadores, principalmente os que atuam como cipeiros e membros dos Comitês Sindicais nas Empresas (CSEs).
O aquecimento econômico eleva o ritmo da produção e aumenta os riscos de acidentes. Por isso os trabalhadores, em especial membros dos CSEs e cipeiros, devem redobrar a atenção e, ao perceber qualquer situação de risco, cobrar da empresa imediata solução. “Um operário não deve trabalhar em situação de risco. Indenização alguma repara a vida ou a mutilação de um companheiro. Por isso a necessidade da organização no local de trabalho para se garantir o mínimo de segurança aos operários”, diz Izídio de Brito, vice-presidente do Sindicato.