Um trabalhador, que é ajudante de produção na Vicfer (Grupo Metalvic), sofreu um acidente de trabalho e teve 75% do corpo ferido com queimaduras de 2º grau. O caso aconteceu na tarde da quinta-feira, 25, e desde então, o metalúrgico segue internado em estado grave na cidade de Sorocaba.
De acordo com informações da família, W.S, de 23 anos, está entubado no hospital após o acidente que envolveu o transporte de uma substância química inflamável (álcool). Em um primeiro momento, o jovem está afastado de suas atividades e posto de trabalho.
A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) está acompanhando o caso de perto e fornecendo suporte para a mãe e a esposa do metalúrgico. Foi necessário, inclusive, cobrar da Metalvic a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) que não havia sido encaminhada até às 17h de ontem, ou seja, quase seis dias após o fato.
O SMetal recorda que, em muitos casos, acidentes no ambiente de trabalho podem (e poderiam) ser evitados mediante melhores condições dentro das fábricas. Além disso, a entidade ressalta que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) deve atuar como uma aliada dos trabalhadores, fiscalizando o interior das fábricas e pensando em formas de prevenir e proteger os companheiros.
Nas empresas desse grupo, os trabalhadores contam com a presença do Comitê Sindical de Empresa (CSE). Desta forma, qualquer necessidade e/ou denuncia de irregularidades no local de trabalho podem ser apresentadas para o metalúrgico Francisco Germaine Figueiredo Santos ou, então, denunciadas clicando aqui.