Os trabalhadores do administrativo da planta da Toyota de Sorocaba decidem, em assembleia eletrônica a partir das 16h desta quinta-feira, dia 1º de outubro, sobre proposta de Programa de Demissão Voluntária (PDV) na empresa. O acordo foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e estabelece um pacote de benefícios para quem aderir à medida.
A votação será à distância, pela plataforma eletrônica desenvolvida pelo SMetal para evitar os riscos de contágio pela Covid-19, e termina às 16h desta sexta-feira, 2 (acesse aqui). O acordo abrange trabalhadores chefes de seção e staffs – analistas, engenheiros, assistentes, técnicos segurança, técnicos automotivo, técnicos enfermagem e enfermeiros (confira edital).
O presidente do SMetal, Leandro Soares, conta que a medida foi negociada entre o Sindicato e a Toyota para garantir melhores condições e um pacote de benefícios aos trabalhadores que quiserem se desligar da empresa.
Ele explica ainda que, de um total de 228 trabalhadores do administrativo, a Toyota tem como meta do PDV o mínimo de 35 adesões na planta de Sorocaba. Se esse número não for atingido, podem ocorrer as demissões nos mesmos moldes do acordo que será votado pelos funcionários.
“Para o Sindicato, o ideal seria não haver demissões, especialmente no momento de crise em que vivemos. Mas acreditamos que o pacote negociado com a montadora traz importantes benefícios para reduzir o impacto do desligamento na vida desses trabalhadores”, afirma Leandro.
Como votar
Para votar, é só acessar o link da assembleia (acesse aqui) e preencher o número da matrícula na empresa (RE) e data de nascimento. O resultado será divulgado logo após o encerramento da votação. A plataforma para eletrônica faz uso de conexão segura e criptografada, tornando assim o voto do trabalhador sigiloso.