O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) negociou a criação de mais 100 vagas de emprego para o terceiro turno na Toyota. A reunião entre a montadora e o Sindicato aconteceu na tarde desta terça-feira, 14. Outros 600 empregos indiretos devem ser criados.
Com o número atualizado, serão 550 novos postos de trabalhos diretos na montadora. A medida também vai impactar nas empresas sistemistas, que fornecem para a Toyota, com o potencial de gerar mais de 3,6 mil empregos indiretos.
As contratações estão previstas para começarem ainda em setembro e serão feitas exclusivamente pelo site da Toyota, que você pode acessar aqui.
O secretário-geral do Sindicato, Silvio Ferreira, que negocia com a Toyota junto com o Comitê Sindical de Empresa, enfatiza o papel da entidade nesse processo. “Temos o compromisso de buscar investimento para Sorocaba, fazendo com que a cidade se desenvolva e, assim, gere novas oportunidades de emprego. Ao mesmo tempo, realizamos negociações para garantir que esses postos de trabalho tenham salário condizente com o mercado e todos os direitos estabelecidos”.
A planta local da Toyota já teve o terceiro turno anteriormente, mas sofreu com a crise na Argentina e encerrou as atividades em 2019. Imediatamente, o SMetal abriu negociação com a direção da montadora para implantação da plataforma global em Sorocaba, permitindo a produção de diversos veículos da marca.
Ainda em 2019, a montadora anunciou o investimento de mais de R$ 1 bilhão em Sorocaba, possibilitando a criação dos novos postos de trabalho. “Sorocaba é um grande polo industrial e tem capacidade de atrair grandes investimentos. Para isso, é preciso que todos nós, Sindicato e poder público, busquem essas oportunidades. Temos feito a nossa parte e comemoramos mais esse anúncio da Toyota”.
A planta da Toyota em Sorocaba tem cerca de 2200 trabalhadores e, além dos modelos Etios e Yaris, é responsável também pela produção do novo SUV da montadora, o Corolla Cross – lançado em março deste ano.