Após vários dias sem contato, a direção da Toyota em Sorocaba marcou uma nova negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos para às 10h desta terça-feira, dia 15. Os trabalhadores da montadora em Sorocaba completaram 13 dias de paralisação às 17h de hoje, horário de entrada do segundo turno.
Assim que for encerrada a reunião com a empresa na manhã desta terça, o Sindicato realizará assembleia com os trabalhadores para relatar a eles o resultado do encontro. Caso haja proposta de acordo, ela deverá ser colocada em votação.
Os metalúrgicos da Toyota entraram em greve por aumento no piso salarial, reajuste do adicional noturno e fornecimento de vale-compra.
A assembleia após a negociação de amanhã, como sempre, deverá acontecer em frente à fábrica. “Contamos com a participação de todos na assembleia. Consideramos positiva a retomada do diálogo por parte da empresa. Nossa expectativa é que a Toyota demonstre vontade real de resolver o impasse, atendendo aos anseios dos funcionários. Mas a decisão, qualquer que seja ela, tem que ser coletiva, na assembleia”, ressalta o presidente do Sindicato, Ademilson Terto da Silva.
Assembleia após reunião
O início da reunião entre Sindicato e empresa está marcado para às 10h, mas não há previsão de término.
Ademilson Terto pede que os trabalhadores aguardem do lado de fora da empresa e sigam as orientações dos diretores sindicais que estarão no local.
Já a Flextronics não havia entrado em contato com o Sindicato até o final da tarde desta segunda-feira para retomar as negociações. Os trabalhadores da fabricante de eletrônicos estão em greve há cinco dias, desde a manhã da última quinta, dia 10. Eles reivindicam melhorias do Programa de Participação nos Resultados (PPR) da empresa.