Os trabalhadores da Toyota, planta Sorocaba, que residem em São Paulo e no ABC e utilizam o transporte fretado aprovaram, com 75% dos votos favoráveis, o acordo de jornada flexível negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A proposta reduz em 1h a jornada em dias de trabalho presencial.
Assim, os trabalhadores saem mais cedo de Sorocaba e evitam o trânsito do horário de pico no retorno para a casa. Os 60 minutos reduzidos serão compensados no Banco de Horas vigente.
A votação foi realizada pela internet e, dos 204 trabalhadores que fazem parte do acordo e tinham direito a voto, 148 (72,55%) participaram da assembleia. Ela ficou disponível no Portal SMetal por 24h, entre os dias 25 e 26 de novembro.
O resultado foi o seguinte: 111 (75%) votaram a favor da jornada flexível, 31 (20,95%) foram contrários e outros 6 (4,05%) preferiram se abster da decisão. A ferramenta de votação eletrônica faz uso de criptografia de ponta, que garante maior segurança, privacidade e auditabilidade.
Calendário de dias pontes e PPR
Enquanto acontecia a assembleia eletrônica com um grupo específico de trabalhadores, a diretoria do SMetal esteve na Toyota para tratar do calendário de compensação de dias pontes para 2022, banquinho e a revisão de metas do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2021 – que garantiu o pagamento integral da segunda parcela do benefício.
“Seja do chão da fábrica ou do administrativo, Sindicato é uma importante ferramenta de luta por direitos e melhorias dos trabalhadores. Somente em uma semana, conseguimos garantir melhorias na jornada de trabalho, um calendário para organizar momentos de lazer e também a manutenção de um benefício que é conquistado pelo trabalhador e poderia ser perdido. Juntos, somos mais fortes”, garante o secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira, que negocia com a montadora junto com o Comitê Sindical da Empresa (CSE).
Além dos modelos Etios e Yaris, a Toyota em Sorocaba é responsável também pela produção do novo SUV da montadora, o Corolla Cross – lançado em março deste ano