No último sábado, dia 26, a montadora Toyota reafirmou seu compromisso com a cidade de Sorocaba ao anunciar a efetivação de 541 trabalhadores temporários. Mesmo em meio ao encerramento da produção do compacto Etios, tanto nas versões hatchback quanto sedã, a decisão foi impulsionada pela crescente demanda do modelo Corolla Cross.
Inclusive, a planta de Sorocaba está sendo preparada para a produção de um novo modelo compacto híbrido flex, que será comercializado no mercado nacional e regional a partir de 2024.
O novo carro será fabricado por meio da plataforma TNGA, que foi implantada na planta de Sorocaba após reivindicação do Sindicato à montadora, em setembro de 2019. Essa modernização permite uma expansão expressiva na quantidade de produtos que podem ser fabricados localmente, além de tornar as linhas de produção muito mais eficientes.
Segundo Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal), a entidade sempre teve como objetivo a atração de investimentos e a geração de empregos para a cidade. “Estamos atentos às discussões, especialmente referente às novas tecnologias, buscamos não apenas expandir a produção, mas também aumentar o número de oportunidades de emprego. Essas efetivações chegam em um momento muito oportuno”, ressalta.
Para o SMetal, a medida da Toyota representa um passo sólido em direção à estabilidade dos trabalhadores da montadora. Segundo o presidente, a efetivação evidencia que a transição não impactou os trabalhadores nem a operação da unidade no município.
Rafael Chang, presidente da Toyota, demonstrou em suas redes sociais sua certeza de que a efetivação dos funcionários é um marco crucial para o crescimento de qualquer empresa. Ele destacou: “Quando anunciamos o investimento de R$ 1,7 bilhão na produção de um novo modelo híbrido flex, estávamos traçando o caminho para o próximo passo: a consolidação dos investimentos”.
Vale lembrar que em Sorocaba, além do Etios, a Toyota é responsável pela produção dos modelos Corolla Cross e Yaris. Em sintonia com esses avanços, o SMetal se prepara para dar início, nas próximas semanas, às negociações da Campanha Salarial 2023.