A planta da Toyota de Sorocaba iniciou nesta segunda-feira, dia 22, o terceiro turno na montadora. Os termos do acordo de criação do novo turno foram negociados entre a empresa e SMetal e gerou 740 novos empregos, além da efetivação de 320 funcionários que estavam trabalhando sob regime de contrato por prazo determinado.
A previsão do começo do terceiro turno era novembro. Porém, com aprovação dos trabalhadores em assembleia no dia 5 de setembro, foi antecipado o início da produção para, caso haja necessidade de interferência ou ajuste, tenham tempo hábil para corrigir.
Segundo o dirigente do Sindicato e membro do CSE da Toyota, Carlos Alberto Rodrigues da Silva, inicialmente não houve falhas. “A empresa tem realizado pausas programadas durante o dia pra analisar se há algum problema”, explica o dirigente.
A planta de Sorocaba atualmente tem 2.849 trabalhadores e produz os veículos modelos Etios e Yaris.
Sistemistas da montadora
As sistemistas Kanjiko, NCSG Sorocaba (antiga Scórpios), TT Steel, Sanoh e Faurecia já vinham fazendo o horário do terceiro turno para suprir a demanda da montadora.
Pela análise dos diretores que integram os Comitês Sindicais das Empresas, não houve nenhum problema na produção. Com os novos turnos nas sistemistas foram gerados mais de 230 empregos em Sorocaba.