Busca
Terceiro turno

Toyota de Sorocaba é a maior produtora de veículos da América Latina

De 2016 para cá, a Toyota investiu R$ 1 bilhão nas plantas de Sorocaba e Porto Feliz

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
De acordo com vice-presidente da Toyota, haverá aumento de 37% nos postos de trabalho na fábrica de Sorocaba e de 30% na planta de Porto Feliz

De acordo com vice-presidente da Toyota, haverá aumento de 37% nos postos de trabalho na fábrica de Sorocaba e de 30% na planta de Porto Feliz

A planta de Sorocaba da montadora Toyota já contratou 200 trabalhadores dos 740 anunciados para a criação do terceiro turno. Em entrevista ao SMetal, o vice-presidente da Toyota no Brasil, Percival Maiante, explica que esses contratados estão em treinamento para assumir os postos de trabalho de funcionários mais antigos que assumiram novos cargos, de liderança.

Entre julho e agosto deve começar nova etapa de contratações. “Temos uma política dentro da fábrica na qual os funcionários podem indicar amigos e familiares”. No mais, os currículos devem ser enviados somente pelo site www.toyota.com.br

Devido à produção do modelo Yaris, o volume de produção, que até 2017 era de 106 mil carros, passa a ser 160 mil. Com isso, a Toyota de Sorocaba é a maior planta da montadora na América Latina. Em segundo lugar é a Argentina, com a fabricação de 140 mil modelos Hilux por ano.

No total, haverá aumento de 37% nos postos de trabalho na fábrica de Sorocaba e de 30% na planta de Porto Feliz, que produzirá motores do Corolla e Yaris, além do Etios. Serão 2719 trabalhadores e 564, respectivamente.

Questionado sobre a situação do setor automotivo, Percival afirma que pela Anfavea a estimativa é que se tenha uma pequena recuperação, totalizando 2.5 milhões de veículos produzidos no Brasil. “A participação da Toyota é de 8.7%. Pretendemos ampliar nosso volume”.

“Nosso objetivo é aumentar a capacidade das linhas de produção para que em dois anos possamos efetivar essas novas contratações nos primeiro e segundo turnos”, ressalta Percival.

A meta, de acordo com o vice-presidente, é chegar à produção de 200 mil veículos em Sorocaba nesta primeira fase de crescimento.

“Não somos imunes à crise, mas trabalhamos com projetos de médio e longo prazos”, ressalta Percival que agradeceu, em solenidade no SMetal e também na prefeitura, aos dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) pela construção do terceiro turno.

No total, são 11 fábricas sistemistas que fornecem peças e partes dos veículos para a montadora em Sorocaba. A cada um emprego na montadora, são sete nas sistemistas.

Anúncio oficial

Em anúncio oficial na prefeitura, na tarde desta quarta-feira, 2, o vice-presidente da Toyota esteve com outros diretores da montadora no sexto andar para ser recebido pelo prefeito Antonio Caldini Crespo, secretários municipais, representante do legislativo, pelo presidente do SMetal, Leandro Soares, pelo secretário de organização do sindicato, Izídio de Brito e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e região, Dorival Nascimento.

tags
contratação Emprego Feliz Latina montadora Porto produtora Sorocaba terceiro toyota turno Veículo
VEJA
TAMBÉM