A fábrica da Toyota, em Sorocaba, passará de 70 mil veículos produzidos por ano para 108 mil a partir de 2016. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, dia 29, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), pelo vice-presidente da Toyota do Brasil, Percival Donato Maiante, ao presidente do do Sindicato, Ademilson Terto da Silva.
Conforme Maiante, além da criação de empregos haverá também promoções internas para cargos de chefia, entre outros. “Já começamos a fazer os treinamentos com os nossos funcionários e será feita também a alteração na linha de produção”, afirma.
A estimativa para as contratações, que devem começar no segundo semestre deste ano, gira em torno de 400 novos funcionários, podendo chegar a 500 até o início de 2016.
Atualmente, a unidade da montadora em Sorocaba conta com 1700 trabalhadores e, pelo anúncio, deve somar até 2100 funcionários até o próximo ano.
Nacionalização
O novo volume de produção contará com o fornecimento de motores do Etios por parte da fábrica de Porto Feliz, que começará a produzi-los em 2016.
“Com isso, chegaremos próximo de nacionalizar toda a produção do veículo. Atualmente, contamos com mais de 60% de peças nacionais”, ressalta o vice-presidente Maiante.
Para o presidente do SMetal, Ademilson Terto da Silva, a fábrica está em um bom ritmo de crescimento, contando que ela tem apenas três anos. “A expansão trará um bom impacto para toda a cadeia produtiva, que envolve as 11 empresas sistemistas”, diz. A avaliação é de que para cada 1 emprego direto podem ser criados 8 indiretos.
A qualidade da mão de obra de Sorocaba foi elogiada por Maiante. “Nós temos nosso próprio sistema de treinamento, mas percebemos que eles (os trabalhadores) chegam bem preparados e com a mente aberta”.
Além do mercado interno, a intenção da montadora japonesa é de exportar 30% da produção da família Etios (hatch, sedan e cross) para países da América Latina e Caribe.
Participaram da reunião também o diretor de Recursos Humanos da Toyota, Roberto Yanagizawa, o diretor do SMetal, João Farani e os metalúrgicos do Comitê Sindical de Empresa (CSE) da Toyota.