Começou oficialmente hoje, dia 24, o mandato de três anos da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), eleita em fevereiro e março deste ano. A posse formal dos 136 dirigentes aconteceu no período da manhã, na sede da entidade em Sorocaba.
Ademilson Terto da Silva, metalúrgico do Grupo Schaeffler, permanece na liderança da direção. Ele foi eleito para o cargo, pela segunda vez consecutiva, pelos associados do SMetal. Mas cerca de 40% da direção geral foi renovada por sindicalistas eleitos pela primeira vez.
Os companheiros de Terto na diretoria executiva são Tiago Almeida do Nascimento, vice-presidente; Leandro Cândido Soares, secretário-geral; Alex Sandro Fogaça Camargo, secretário de administração e finanças; João de Moraes Farani, secretário de organização; Joel Américo de Oliveira, diretor executivo, e Sílvio Luiz Ferreira da Silva, diretor executivo.
Clique aqui para ver a relação completa de diretores.
Além dos cargos executivos, a diretoria é composta pelo Conselho da Direção, Conselho Fiscal e os suplentes dessas instâncias diretivas, além da Diretoria Plena, formada por todos os membros dos Comitês Sindicais de Empresa (CSE), que representam o Sindicato dentro das fábricas e junto aos metalúrgicos aposentados.
Os 136 dirigentes sindicais passam a representar, além de seus companheiros de fábricas, 45 mil metalúrgicos da base da entidade na região, dos quais cerca de 25 mil são sindicalizados.
Compromissos de atuação
Além de lutar por melhores salários, condições de trabalho e outros direitos para a categoria metalúrgica, Terto também reassumiu o compromisso do SMetal diante da classe trabalhadora e da sociedade em geral, “na busca por justiça, igualdade, fraternidade, saúde, educação, habitação, cultura, democratização da comunicação e todos os demais direitos de cidadania”, afirmou o dirigente.
“Ser sindicato cidadão significa representar e defender os interesses da categoria tanto nas fábricas quanto na sociedade, com o mesmo empenho e a mesma consciência sobre o nosso lado nessa trincheira, que é o lado da classe trabalhadora”, explicou.
Apoio à categoria
A posse dos metalúrgicos neste sábado foi prestigiada por dirigentes dos sindicatos dos Condutores, dos Servidores do Judiciário, da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) e de lideranças políticas como Hamilton Pereira, deputado estadual; Iara Bernardi, deputada federal; Geraldo Camargo, vereador de Piedade; Izídio de Brito, Francisco França e Carlos Leite, vereadores de Sorocaba (todos do PT).
Geraldo e Izídio, além de vereadores, são membros da Diretoria Plena do SMetal e do CSE das empresas metalúrgicas Vimax e Metalac, respectivamente.
Membros da executiva: Farani, Tiago, Terto, Leandro, Silvinho e Joel; O sétimo integrante, Alex, da secretaria de finanças, não pôde comparecer à posse devido a problema passageiro de saúde
Solenidade de caráter jurídico foi realizada no auditório do prédio B do Sindicato em Sorocaba
Vereadores Izídio e Carlos Leite; deputada Iara Bernardi; Presidente do SMetal, Ademilson Terto; Representante da FEM/CUT, João Paulo; Deputado Estadual Hamilton Pereira; e vereador Francisco França
Izídio, Terto, João Paulo, da FEM/CUT, França e o vereador piedadense Geraldinho
Ademilson Terto reassume compromisso do Sindicato com as lutas por conquistas aos trabalhadores nas fábricas e na sociedade