Com uma derrota, quatro empates e seis vitórias, a Associação Sport de Sorocaba foi campeã da taça Baltazar Fernandes 2016, no domingo, dia 21. A vitória foi decidida nos pênaltis contra a equipe AC Torres por 7 x 6.
A partida foi disputada no Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC) e contou com aproximadamente mil espectadores. Ambas as equipes estão garantidas na Taça Palácio dos Tropeiros 2017, a segunda divisão da várzea sorocabana.
Criada há três anos, 60% dos jogadores da Associação são metalúrgicos. A Baltazar foi o segundo título conquistado pela equipe. O primeiro veio em fevereiro deste ano quando ganharam a Taça Vitória, que está em sua terceira edição.
Segundo o presidente da Associação, Alessandro Oliveira, que é metalúrgico na empresa Metso Fundição há 18 anos, a equipe conta com 25 jogadores e quatro membros na diretoria e como eles trabalham em diferentes horários, treinar se tornou um dos principais obstáculos para o time.
“A gente nunca treina porque nossos horários nunca batem. Desde o ano passado a gente vem marcando amistoso (jogo teste) contra outras equipes, e assim nós vamos identificando nossos erros e fazendo as alterações necessárias para melhorar a equipe a cada jogo”, explica.
Organização
Segundo Oliveira, a organização do campeonato deste ano deixou a desejar em alguns quesitos, como o início do torneio e até mesmo na premiação.
“O campeonato era pra ter começado em fevereiro, mas como a Prefeitura alegou falta de verba, só conseguimos dar início no mês de abril. Outro problema que encontramos foi a falta de incentivo, nos anos anteriores o time campeão, além da taça, ganhava também um jogo de uniformes, mas este ano a Prefeitura alegou que somente o troféu seria entregue ao time campeão”, afirma.
Apoio
Como é comum em Sorocaba a falta de apoio da Prefeitura na área do esporte, muitos times de futebol da várzea não conseguem participar das competições por falta de patrocínio.
“A prefeitura faz o mínimo para o campeonato. O que nos ajudou foram alguns patrocínios que a gente tem. Precisamos de mais porque o que nós temos é pouco, mas graças a eles conseguimos ser campeão”, ressalta Oliveira.
Próximos passos
De acordo com Oliveira, o time se esforçou muito para ter um bom desempenho e conquistar dois troféus em um ano. Agora, o próximo passo é preparar a equipe para o próximo ano.
“Vamos dar uma pausa de um mês e meio, mais ou menos. Em seguida, vamos intensificar os amistosos e também reforçar o nosso elenco para o próximo ano”, finaliza.
Nesta edição da Taça Baltazar Fernandes, 81 equipes se inscreveram, somando mais de 1.600 atletas. O artilheiro do campeonato foi Jean Paulo Cossi, do AC Torres, com 11 gols.