Busca
Busca
Eleições

Terto é eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba com 13,5 mil votos

Chapa 1 foi escolhida por 13.558 metalúrgicos; 280 votaram em branco e outros 56 votaram nulo

Imprensa Smetal
Foguinho/Imprensa Smetal
Apuração na sede da Amaso, ao lado do Sindicato, moblizou dezeanas de sindicalistas de vários sindicatos cutistas

Apuração na sede da Amaso, ao lado do Sindicato, moblizou dezeanas de sindicalistas de vários sindicatos cutistas

Ademilson Terto da Silva, 43 anos, funcionário do Grupo Schaeffler, foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região nesta sexta-feira, 25, com 13.558 votos, 97,58% dos votos válidos. Terto encabeçou a Chapa 1.

Os votos em branco somaram 258 e os nulos, 56. A eleição, em dois turnos, foi disputada em chapa única na segunda fase de votação.

Dos 18.951 metalúrgicos aptos a votarem no segundo turno, 13.894 foram às urnas, o que registrou a participação de 71,54% do eleitorado metalúrgico neste segundo turno.

Além de Terto, a Chapa 1 elegeu outros 26 trabalhadores que vão compor a Diretoria Executiva, o Conselho da Direção Executiva e o Conselho Fiscal da entidade para os próximos três anos.

As eleições [do segundo turno] começaram na última quarta-feira.

Trajetória e compromisso
Terto é sindicalista desde 1995 e foi eleito vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba em 2008. Mas em janeiro de 2009 o então presidente da entidade, Izídio de Brito, tomou posse como vereador em Sorocaba e abriu mão da presidência do Sindicato em prol de Terto.

Após a contagem dos votos na noite desta sexta, Terto reafirmou o compromisso de manter a categoria unida em busca de novas conquistas para os trabalhadores e para a sociedade. “Primeiramente gostaria de agradecer todos os companheiros que depositaram sua confiança na Chapa 1. Depois, dizer aos companheiros que vamos manter a mesma unidade e a mesma garra para avançarmos em conquistas, não somente para os trabalhadores, mas também para a sociedade”, frisou.

As eleições
As eleições metalúrgicas em Sorocaba são realizadas em dois turnos. O primeiro aconteceu nos dias 24, 24 e 25 de fevereiro, quando 134 trabalhadores se candidataram a integrantes dos CSEs (Comitês Sindicais de Empresas) em suas respectivas fábricas. Naquel fase houve votação em 51 empresas e no CSE dos aposentados, onde havia candidatos.

Dos 134 candidatos no primeiro turno, os 131 que integravam a Chapa 1 foram eleitos. O primeiro turno mobilizou mais de 8,2 mil trabalhadores nas 51 fábricas.

Após o primeiro turno, abriu-se novas inscrições de chapa a todos àqueles que haviam sido eleitos nos seus respectivos CSEs. Foram 27 inscritos, que vão formar a Diretoria Executiva, o Conselho da Direção Executiva e o Conselho Fiscal.

Apuração
A apuração das eleições metalúrgicas se iniciou no começo da noite desta sexta e terminou às 22h. Prestigiaram a apuração sindicalistas da CUT de vários sindicados de Sorocaba e região. Os vereadores Izidio de Brito e Francisco França e o deputado estadual Hamilton Pereira e o presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/CUT), Valmir Marques da Silva, o Biro Biro, também estiveram presentes.

Veja os eleitos no segundo turno:

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Ademilson Terto da Silva

Vice-Presidente: João de Moraes Farani

Secretário Geral: João Evangelista de Oliveira

Secretário de Administração e Finanças: Alex Sandro Fogaça

Secretário de Organização: Valdeci Henrique da Silva

Diretor Executivo: Adilson Faustino

Diretor Executivo: Clodoaldo Aparecido Garrote

CONSELHO DA DIREÇÃO EXECUTIVA

Gilberto Almeida Silva

Ana Célia da Silva

Luiz Otávio Ferreira

Alessandro Pereira Oliveira

Ozeias Carlos Beltramo

Marcos Roberto Coelho

Sandro Prado

Ruth Fabiana de Oliveira Cortinove

Kátia Silva Lucas

Ramílio Pires Júnior

Edison Donizete Marciano

Josivan Moura Oliveira

Alessandro Marcelo Nunes

Alex Sandro dos Santos

CONSELHO FISCAL

EFETIVOS

Ailton da Silva

Tiago Almeida do Nascimento

Joselito Mansinho da Silva

SUPLENTES

Geraldo Pinto de Camargo Filho

Joel Américo de Oliveira

Edvaldo Gomes

tags
eleição eleito segundo turno terto
VEJA
TAMBÉM