Terceiro ato surpresa da FEM/CUT acontece em São Carlos

A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT liderou na quarta, 1º, o terceiro ato surpresa da campanha salarial de 2015. A mobilização aconteceu em São Carlos. Antes, houve atos em Diadema e Pinda

SMetal de São Carlos
Erika Cristina

Os Metalúrgicos de São Carlos realizaram nesta quarta-feira, 1º de julho, um ato de lançamento da Campanha Salarial, que aconteceu no prédio do CIESP(Centro das Industrias do Estado de São Paulo), em São Carlos.

Trabalhadores em diversas empresas da base se concentraram em frente ao prédio do CIESP para o ato, que contou também com a presença do presidente da FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT), Luiz Carlos Dias, o Luizão, dos metalúrgicos de Monte Alto, Araraquara e Matão, e representantes da FEM-CUT/SP.

De acordo com o presidente da FEM-CUT/SP, o ato é uma forma de pressionar os patrões para ficarem atentos a Campanha Salarial 2015. ” Esse é o 3º ato em conjunto com a Federação, esse lançamento da campanha salarial aqui com os trabalhadores de São Carlos, tem como objetivo pressionar os empresários da cidade e da região, mostrar aos patrões a nossa voz. Estamos aqui para dar o recado #NenhumDireitoaMenos, e nossa expectativa é sensibilizar os patrões”, explicou Luizão.

Neste ano, a Campanha Salarial da FEM-CUT/SP (interlocutora dos trabalhadores nas negociações da Campanha Salarial com os setores patronais), tem como destaque a valorização das cláusulas sociais, além das cláusulas econômicas. Os eixos da campanha são: a redução da jornada de trabalho sem redução no salário (redução 40 oras/semanais); Unificação e valorização dos pisos; reposição da inflação e aumento real; e a valorização das cláusulas sociais.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região, Erick Silva, o tema da campanha deste ano é contra os retrocessos nos direitos da classe trabalhadora. ” Neste ato simbólico é muito importante pra nós termos a Federação cumprindo seu papel na base. Na campanha salarial deste ano, vamos entrar de cabeça erguida, e o nosso lema é #NenhumDireitoaMenoseMaisAvançosSociais, não aceitamos retrocessos, não concordamos com terceirização e retirada de direitos dos trabalhadores, as pautas da campanha são justas, e vamos lutar para que as reivindicações sejam conquistadas, pois não há avanços sem luta”, destacou Erick Silva.

A data-base da categoria é 1º de setembro e estarão em campanha cerca de 200 mil metalúrgicos na base da FEM-CUT/SP no Estado. Os grupos que estarão em Campanha são: Grupo 2 (Máquinas e eletrônicos); Grupo 3 (Autopeças, Forjaria e Parafusos); Grupo 8 (Trefilação, laminação de metais ferrosos, refrigeração, equipamentos ferroviários, esquadrias, construções metálicas, artefatos de ferro, rodoviários entre outros); Grupo 10 (Lâmpadas, material bélico, equipamentos odontológicos entre outros); Estamparia e Fundição.

Campanha Salarial ciesp cut Erick Silva fem Luiz Carlos da Silva Dias luizão nehum Direito a Menos e Mais Avanços Sociais Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos Terceiro ato surpresa