Nosso site utiliza cookies para criar uma melhor experiência de navegação para você. Ao continuar navegando significa que você aceita esta utilização. Se desejar saber mais, leia nossa Política de Privacidade, Cookies e Proteção de Dados
Temer sanciona terceirização, que precariza o trabalho
Decisão do presidente acontece no mesmo dia em que milhares de pessoas foram às ruas contra o projeto, que foi aprovado na semana passada na Câmara; proposta é prejudicial ao trabalhador
Com informações da Agência Brasil
O presidente Michel Temer (PMDB) sancionou a lei que libera a terceirização irrestrita para todas as atividades nas empresas. A decisão aconteceu nesta sexta-feira, dia 31, mesmo dia que milhares de pessoas foram – e ainda estão – nas ruas contra o projeto aprovado pelos deputados na semana passada.
O texto será publicado ainda nesta sexta-feira em edição extra do Diário Oficial da União. A lei começa a valer a partir da data de publicação. Foram vetados o parágrafo terceiro, do Artigo 10 – que previa a possibilidade de prorrogação do prazo de 270 dias dos contratos temporários ou de experiência -, os artigos 11 e 12 – que repetiam itens que já estão no Artigo 7 da Constituição Federal.
Segundo o Palácio do Planalto, o parágrafo terceiro do Artigo 10 da lei aprovada pelo Congresso abria a possibilidade de prorrogações indefinidas do contrato temporário de trabalho, desde que isso fosse aprovado em acordo ou convenção coletiva, o que poderia prejudicar os trabalhadores.