Busca
Busca
Retrocesso

Temer prevê cortes no auxílio-doença e aposentadoria

O governo interino de Temer publicou na terça, 12, a Medida Provisória 739, que foi editada para prever a realização de um pente-fino nas concessões de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez

Imprensa SMetal
Divulgação

Ainda não foi anunciado como será a convocação dos segurados

O governo interino de Michel Temer publicou na terça-feira, dia 12, a Medida Provisória 739, que foi editada para prever a realização de um pente-fino nas concessões de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Para isso, foi criada uma bonificação para médicos peritos do INSS, com duração de 24 meses. Eles receberão R$ 60 por perícia e o número de exames periciais por dia será regulamentado no prazo de trinta dias, por ato conjunto dos Ministros de Estado da Fazenda, do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e do Desenvolvimento Social e Agrário.

Para a advogada do departamento jurídico do SMetal, Elisângela Bressani Schadt, a ação do governo interino é um retrocesso social e não irá gerar economia aos cofres públicos, como anunciado.

“Eles falam em uma economia de R$ 6,3 bilhões por ano com os cortes dos benefícios, mas não há como fixar um teto sem analisar caso a caso”, afirma. “Além disso, esse valor extra pago aos peritos poderia ser utilizado para suprir a demanda atual”, completa Elisângela.

Ainda não foi anunciado como será a convocação dos segurados, mas a advogada orienta que trabalhadores aposentados por invalidez há mais de dois anos ou com auxílio-doença de mais de 120 dias já providenciem exames médicos atualizados que comprovem que permanecem incapacitados, para não serem “pegos de surpresa”.

tags
739 Agrário Aposentadoria Auxílio doença Bressani cortes desenvolvimento Elisângela INSS Interino jurídico medida michel pmdb provisória Schadt social temer
VEJA
TAMBÉM