Depois de mais de seis anos de batalha judicial, a Justiça determinou que a Tecsis, que produz pás eólicas em Sorocaba, é do ramo químico, portanto, os cerca de 7 mil metalúrgicos da empresa devem deixar de fazer parte da nossa base sindical. O prazo para recursos terminou na semana passada.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Ademilson Terto da Silva, a decisão de não ingressar com recursos à decisão foi tomada para não prejudicar os funcionários da Tecsis. “Um recurso seria apenas para protelar a situação e levar ainda mais insegurança para os trabalhadores que são os maiores prejudicados em situações como essas”, declarou.
A subseção do Dieese tem um estudo pronto que mostra um crescimento da categoria metalúrgica na região, que havia saltado de 46 mil para 50 mil trabalhadores nos últimos meses. Com a decisão da Justiça sobre a Tecsis, o número de metalúrgicos cai para 43 mil na região.
Na próxima semana o Sindicato dos Metalúrgicos irá distribuir um informativo aos trabalhadores da Tecsis com mais detalhes sobre a decisão judicial e sobre a situação dos sindicalizados metalúrgicos daquela empresa.