Busca
Semana da Mulher

Subsede da CUT discute políticas públicas para mulheres na noite desta sexta

Mulheres sindicalistas, líderes populares e representantes de entidades sociais participam de evento, na noite desta sexta-feira, no Sindicato, sobre políticas públicas para mulheres

Imprensa SMetal
Foguinho
Auditório lotado no evento promovido pela subsede da CUT

Auditório lotado no evento promovido pela subsede da CUT

A necessidade das mulheres ocuparem os espaços públicos e de fazer valer as leis criadas contra a violência doméstica são alguns dos temas que estão sendo discutidos na noite desta sexta-feira, dia 14, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

O evento sob o tema “Políticas Públicas para as Mulheres”, promovido pela Subsede da CUT, reúne na mesa de debate a deputada federal Iara Bernardi (PT), Maria Cristina Corral, representante da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Paulo, Célia Mendes da Luz, gerente de pessoa física da Caixa Econômica Federal e a diretora do Sindicato, Kátia Lucas.

Em sua fala, a deputada Iara, que é autora de cinco leis relacionadas ao tema da mulher, alertou que apesar do Brasil ter uma das melhores leis do mundo contra a violência doméstica – a Lei Maria da Penha – os números de agressões aumenta.

Iara destacou, inclusive, o caso recente que aconteceu em Sorocaba, do homem que matou a mulher e colocou fogo na casa.

Além disso, a deputada ressaltou que os espaços de poder precisam ser mais ocupados por mulheres. “Entre Câmara dos Deputados e Senado há somente 8% de mulheres”.

Para uma platéia formada por mulheres e homens associados a sindicatos, além de líderes populares, Iara comentou que é fundamental fomentar a discussão em torno desses temas na sociedade, para se reverter esse quadro e se obter uma representatividade significativa.

Por sua vez, Maria Cristina Corral explicou ao auditório lotado sobre a luta dos movimentos feministas para a criação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Ela contou sobre o formato da secretaria, que compreende e atende a diversas situações pelas quais passa a mulher. “Diante as dificuldades que temos para que as leis sejam cumpridas temos uma coordenação de enfrentamento à violência”, entre outras experiências que citou.

A assessora da subsede da CUT explica que a programação do evento foi feita pelo coletivo de mulheres da subsede, integrantes de sindicatos de Sorocaba e região, filiados à Central Única dos Trabalhadores.

Entre os presentes estão os vereadores Izídio de Brito (PT) e Carlos Leite (PT), além da assessoria do deputado estadual Hamilton Pereira (PT).

Após a mesa de debates haverá baile de encerramento da atividade, com discotecagem anos 80.

tags
baile cut Debate Feminismo mulheres semana da mulher violência doméstica
VEJA
TAMBÉM