Organizadores do ato ‘SP pelas Diretas Já’ divulgaram nesta tarde, 1º de junho, nota oficial esclarecendo sua posição sobre a presença de partidos políticos e organizações neste domingo, em resposta aos veículos de imprensa que divulgaram a suposta proibição da presença de partidos políticos na manifestação.
Segundo a nota, a organização convida todos que concordam com a pauta do protesto, que terá linguagem cultural, a participar.
O ato acontecerá no Largo da Batata, a partir das 11h. Terá apresentações de artistas que são favoráveis à saída de Michel Temer e às eleições diretas. Figuras como Mano Brown, a banda Tulipa Ruiz e Maria Gadú estão entre os convidados.
Confira abaixo a íntegra da nota da organização no ato.
Nota oficial
Nós, organizadores do ato ‘SP pelas Diretas Já’, respeitamos a representação e a luta dos partidos políticos engajados pelas Diretas Já e o papel primordial dos mesmos na construção e na defesa da nossa democracia.
Em nenhum momento falamos em barrar ou excluir qualquer movimento do nosso ato, como foi publicado com sensacionalismo, em matérias na grande imprensa. Pelo contrário: achamos fundamental para a relevância da nossa manifestação a participação de todas e todos que estejam alinhados à causa das Diretas.
O que estamos propondo é uma nova linguagem: a partir de uma convocação da manifestação feita por artistas, mídia ativistas e grupos culturais, queremos estimular e envolver diversos setores da sociedade, inclusive os partidos, em torno dessa pauta urgente e que nos une.
Faremos um ato político com arte onde as falas dos movimentos sociais e culturais que acontecerão longo do domingo vão abordar as Diretas Já e outras pautas nacionais de oposição ao desastroso governo Temer.
Reiteramos nosso convite para que todas e todos participem e se manifestem da maneira que desejarem para ocupar o Largo da Batata e fazermos um ato histórico, digno do espírito democrático e inovador da nossa querida cidade.