Busca
Sindicato cidadão

SOS RS: Campanha do SMetal arrecada mais de 200 toneladas de roupas e alimentos

A iniciativa teve como objetivo arrecadar doações para contribuir com o restabelecimento da vida dos gaúchos atingidos por enchentes

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A campanha teve como objetivo arrecadar doações para contribuir com o restabelecimento da vida dos gaúchos.

Após cerca de um mês de campanha promovida em prol dos gaúchos atingidos por fortes enchentes, pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), foram arrecadados 122 toneladas de roupas, cobertores e calçados; 12.500 toneladas de produtos de higiene; 15,5 toneladas de alimentos e 22 mil litros de água. As doações são calculadas pela quantidade de paletes que armazenam os materiais, que suportam cerca de 500 quilos cada.

A campanha ‘SOS RS: unidos pela população gaúcha’, promovida em parceria com o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) e os Correios, teve como objetivo arrecadar doações para contribuir com o restabelecimento da vida dos gaúchos. No total, foram levantados R$2.607,34 por meio do Pix.

Para o coordenador da campanha, Fábio Rossy, a iniciativa superou as expectativas. “Queremos agradecer imensamente aos parceiros e voluntários, que foram fundamentais para esse sucesso. Como ser humano, é muito importante estarmos sempre dispostos a ajudar quem realmente precisa”, afirma Fábio.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, acredita que a campanha, mais uma vez, demonstra o compromisso do Sindicato com os trabalhadores.

“Enquanto sindicato cidadão, estaremos sempre à disposição de quem mais precisa. Acumulamos anos de experiência em campanhas como o Natal Sem Fome e ficamos felizes em contribuir com a classe trabalhadora, onde quer que ela esteja precisando”, ressalta.

Ajuda aos metalúrgicos

A campanha permitiu que o SMetal ajudasse diretamente a categoria metalúrgica no Rio Grande do Sul (RS), especialmente nas cidades de São Leopoldo e Canoas.

Ao todo, foram enviadas cerca de 15 toneladas entre alimentos, roupas e água para as cidades, que foram as mais atingidas pelas enchentes, ficando atrás apenas de Porto Alegre.

Parcerias

A quadra do Clube dos Metalúrgicos abrigou, durante o último mês, doações recebidas pelos Correios, as quais foram separadas e embaladas por voluntários e destinadas ao centro de distribuição da transportadora, que envia as doações ao RS.

O voluntariado foi composto, principalmente, por lideranças comunitárias ligadas a entidades assistidas pelo BAS, entidade que contribui com a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional desde 2005.

Além disso, diversas empresas contribuíram com doações e transporte, como: Moto Peças, Schaeffler, Clesse, Apex Tool, Flash Engenharia, Iperfor, Dana, Clarios e Bardella.

Leia mais: SMetal e BAS firmam parceria com Correios em prol dos gaúchos

Enchentes no RS

Segundo o boletim da Defesa Civil do estado, emitido na sexta-feira, 14, 176 óbitos ligados às enchentes foram confirmados, além das dezenas de pessoas desaparecidas. Foram mais de 478 municípios afetados, atingindo mais duas milhões de pessoas e, atualmente, ainda há mais de dez mil pessoas em abrigos e mais de 400 mil pessoas desalojadas.

No último fim de semana, chuvas intensas foram registradas no estado, voltando a alagar cidades na região leste do RS.

Em maio, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) emitiu, junto com outras centrais sindicais, um documento que chama atenção para a crise climática que atinge a população mundial e reivindica medidas para a reconstrução do estado do RS.

Leia mais: Enchentes no RS afetam a indústria e podem prejudicar ainda mais trabalhadores

Confira a galeria de fotos

SOS RS: SMetal arrecada mais de 200 toneladas de roupas e alimentos
Foguinho/Imprensa SMetal
tags
campanha doação enchentes Rio Grande do Sul Sindicato Cidadão SOS RS
VEJA
TAMBÉM